Cursos

CURSO DE TEOLOGIA

Embora o foco principal do nosso Seminário seja preparar candidatos ao ministério pastoral, o SMB deseja servir os membros das igrejas evangélicas que estão interessados em aprender mais acerca do texto bíblico. Reconhecemos, no entanto, que as exigências requeridas a um candidato ao ministério pastoral são diferentes daqueles que desejam servir a igreja a outros níveis. Desta maneira, o SMB oferece três níveis distintos:

Nível Básico
O nível básico destina-se ao público em geral, a todos aqueles que desejam assistir às aulas do Seminário, mas não têm interesse ou tempo para completar um programa. Para ser aceite neste nível os alunos apenas necessitam ser recomendados pela sua igreja, na qual devem ser membros ativos e demonstrarem um carácter cristão. Neste nível, os alunos assistem às aulas do Seminário e apresentam um relatório final de conclusão de disciplina. No final do programa, o aluno recebe um certificado de presença.

Nível Intermédio
O nível intermédio destina-se aos que, desejando servir na área do ensino da sua igreja, não têm a disponibilidade necessária para cumprir o nível avançado. Para além dos requerimentos do nível básico, os alunos interessados em matricular-se neste nível devem, regra geral, ter completado o ensino secundário (12º ano) e/ou mostrar capacidade académica. A cada disciplina, será exigida a participação nas aulas (presenciais e online), leituras obrigatórias e um relatório final. A avaliação final neste nível é feita com base num sistema de Aprovação / Reprovação. No final do programa, o aluno recebe um diploma de conclusão.

Nível Avançado
O nível avançado destina-se, em especial, aqueles que desejam o ministério pastoral. Para além dos requerimentos para o nível intermédio, os alunos interessados em matricular-se neste nível devem, obrigatoriamente, ter completado o ensino secundário (12º ano) e mostrar capacidade académica, incluindo o conhecimento da língua inglesa. Este nível será equivalente em nível de exigência ao nível universitário. O aluno deve estar preparado para ler e interpretar textos, memorizar e relacionar conteúdos, bem como capacidade de pesquisa e escrita. No final do programa, os alunos que completam este nível com sucesso receberão um diploma de conclusão de curso.

Nível Básico

Os candidatos ao Curso de Teologia no nível básico devem completar o formulário de candidatura online, que inclui:

  • um conjunto de informações pessoais gerais e profissionais.
  • três ensaios: (1) testemunho de conversão; (2) Relacionamento com a Igreja Local; e (3) Razões de candidatura.
  • uma referência eclesiástica (do pastor da igreja).

Nível Intermédio

Os candidatos ao Curso de Teologia no nível intermédio devem, regra geral, ter completado o ensino secundário (12º ano) e/ou mostrar capacidade académica para o nível a que se candidatam. Devem, também, completar o formulário de candidatura online, que inclui os mesmos requerimentos do nível básico mais:

  • uma referência pessoal.

Depois de analisados os requerimentos anteriores, o aluno terá de completar uma entrevista com o Deão de alunos.

Nível Avançado

Os candidatos ao Curso de Teologia no nível avançado devem, obrigatoriamente, ter completado o ensino secundário (12º ano) e mostrar capacidade académica, incluindo o conhecimento da língua inglesa. Devem, também, completar o formulário de candidatura online, que inclui os mesmos requerimentos do nível intermédio.

Depois de analisados os requerimentos anteriores, o aluno terá de completar uma entrevista com o Deão de alunos.

Admissão
O SMB tem com propósito servir as igrejas locais de todos os ramos do cristianismo evangélico. Desta forma, o SMB aceita candidaturas de membros comprometidos de igrejas locais evangélicas.
O aluno deve ponderar com cuidado o nível de ensino em que deseja matricular-se. As disciplinas completadas num nível de ensino não podem ser creditadas num nível superior. No caso dos alunos que desejem transitar e sejam aceites num nível superior àquele que inicialmente se candidataram, devem apresentar uma nova candidatura e completar as disciplinas no novo nível em que foram aceites.
Os alunos que reprovem mais do que uma vez a uma disciplina ou não cumpram atempadamente com os requisitos de determinada disciplina, podem transitar para um nível inferior ao que se candidataram, seja por pedido expresso do aluno ou por decisão unilateral da escola, na pessoa do Deão Académico. No caso do SMB decidir fazer transitar um aluno para um nível inferior, o aluno será comunicado por escrito na plataforma de ensino oficial da escola. O aluno pode recorrer da decisão, mas compete exclusivamente ao SMB a decisão final.

A carga normal a tempo inteiro do programa do SMB é de cinco disciplinas semestrais e cada disciplina apenas será oferecida a cada três anos. Por isso, os alunos devem planear de forma adequada o seu programa curricular de forma a completarem as disciplinas na altura em que são oferecidas.

No que diz respeito às expectativas de investimento horário, cada disciplina do SMB é projetada para duas horas de trabalho fora da sala de aula por cada hora em sala de aula. O SMB opera em regime semestral e cada disciplina inclui 26 horas de sala de aula (ou aulas online). No nível avançado, espera-se que os alunos invistam mais 52 horas de trabalho fora da sala de aula durante um semestre. Isto significa um investimento médio de, pelo menos, 6 horas semanais por disciplina no nível avançado. As avaliações das horas semanais necessárias para o cumprimento dos requisitos de cada disciplina são medidas através de padrões académicos internacionais. Isto significa que não representam um o investimento real de cada aluno, sendo apenas um valor médio padrão para o nível de ensino universitário. Por isso, cada aluno deve comprometer-se na medida da sua disponibilidade e capacidade.

O SMB oferece cursos em três modalidades: modular, síncrono online e assíncrono online.

Modular – As disciplinas modulares decorrem numa semana intensiva por semestre, complementadas por aulas online semanais durante o restante do semestre.

Síncrono Online – As disciplinas nesta modalidade decorrem exclusivamente online, onde o professor e os alunos reúnem-se para palestras e interação por meio de uma plataforma de videoconferência.

Assíncrono Online – Em cursos online assíncronos, os alunos ouvem palestras e concluem as tarefas do curso no seu próprio ritmo, cumprindo os prazos estabelecidos para cada semestre, através da nossa plataforma de ensino.

O currículo do SMB é concebido como preparação para o ministério pastoral. O nosso programa de três anos é caracterizado por um estudo concentrado em três áreas básicas – Estudos Bíblicos, Teologia (Histórica, Sistemática e Aplicada) e Ministério Pastoral. As disciplinas na área de Estudos Bíblicos (BS) incluem a estrutura básica e o conteúdo de cada livro da Bíblia, juntamente com detalhes sobre os seus personagens principais, datas e lugares. Procuramos ensinar os princípios de hermenêutica e exegese da Bíblia, usando os idiomas originais. Os alunos aprendem a aplicar as Escrituras às circunstâncias contemporâneas e no contexto das suas igrejas locais. Ao mesmo tempo, a Teologia é uma área importante de concentração, construída e integrada num fundamento bíblico. O objetivo deste estudo é fornecer os fundamentos teológicos e históricos, juntamente com os contextos culturais atuais, para compreender e viver a fé cristã. As disciplinas na área de Ministério Pastoral são projetadas para permitir aos alunos o desenvolvimento de competências no ministério, incluindo a pregação, adoração, liderança e pastoreio individual.

O currículo consiste em 30 disciplinas, distribuídas da seguinte forma:

Estudos Bíblicos |13 disciplinas|
Línguas Bíblicas
BS111 Hebraico I
BS112 Hebraico II
BS113 Exegese do VT
BS211 Grego I
BS212 Grego II
BS213 Exegese do NT

Velho Testamento
BS121 Introdução ao Velho Testamento I
BS122 Introdução ao Velho Testamento II

Novo Testamento
BS221 Introdução ao Novo Testamento I
BS222 Introdução ao Novo Testamento II

Velho e Novo Testamento
BS301 Hermenêutica
BS302 Teologia Bíblica

Teologia |10 disciplinas|

Teologia Histórica
HT111 História do Cristianismo I
HT112 História do Cristianismo II

Teologia Sistemática
ST211 Introdução aos Estudos Teológicos e Doutrina da Escritura (Prolegomena)
ST212 / ST213 Teologia Sistemática: Teologia Própria, Antropologia
ST214 / ST215 Teologia Sistemática: Cristologia, Soteriologia
ST216 / ST217 Teologia Sistemática: Escatologia e Eclesiologia
ST218 Teologia da Aliança

Teologia Aplicada
ST411 Ética Bíblica
ST412 Cristianismo e Cultura
ST413 História e Cultura Portuguesa
ST414 História do Protestantismo em Portugal

Ministério Pastoral |7 disciplinas|

PT111 Ministério Pastoral

PT112 Aconselhamento Pastoral
PT113 Liturgia e Discipulado
PT114 Revitalização e Plantação de Igrejas

PT121 Introdução à Pregação I
PT122 Introdução à Pregação II
PT123 Pregação