A Nossa História

História em Portugal

O Seminário Martin Bucer Portugal é o culminar de um sonho de quase uma década. Este sonho nasceu da necessidade de reforçar a valorização do ensino teológico evangélico em Portugal. Foi com este intuito que o Pastor Tiago Oliveira, em 2012, apoiado por várias igrejas, foi enviado para os Estados Unidos da América para estudar no Reformed Theological Seminary, inicialmente por um período de 4 anos.

Em Maio de 2015, o Pastor Tiago Oliveira, na sequência de uma série de conversas com o Pastor Tiago Cavaco e do aprofundamento da parceria com a Igreja da Lapa, em Lisboa, enviou ao presbitério desta Igreja uma carta de intenções com vista à fundação de uma nova escola teológica em Portugal. Este plano foi aprovado pelo presbitério e, posteriormente, pela Assembleia da Igreja da Lapa, tendo sido incluído no seu plano plurianual no final do mesmo ano. O primeiro passo prático para a fundação de uma nova escola estava lançado.

Providencialmente, o Seminário Martin Bucer Brasil também planeava estender o seu ministério a Portugal. Ao saberem dos planos já existentes para a fundação de uma nova escola teológica reformada em Portugal, os nossos irmãos do Brasil encetaram contactos, em 2017, no sentido de uma possível extensão do Seminário Martin Bucer em Portugal. Estiveram envolvidos nesta conversa os Pastores Franklin Ferreira e Tiago Santos, do Brasil, bem como o Pastor Joel Lopes. Em Dezembro de 2018, no seguimento destas conversas (entretanto estendidas à direcção do Seminário Martin Bucer na Alemanha), os Pastores Joel Lopes e Tiago Oliveira deslocaram-se a Bonn, na Alemanha, de forma a formalizar o nosso pedido para uma nova extensão em Portugal do Seminário Martin Bucer. A nova extensão em Portugal foi reconhecida em Fevereiro de 2019, tendo como fundadores os Pastores Joel Bueche Lopes, Tiago Cavaco e Tiago Oliveira.

Paralelamente, no final de 2018 o Pastor Diego Lopes encontrava-se em transição ministerial com o desejo de servir o nosso país. Após ter aceite o convite, o Pastor Diego Lopes juntou-se à equipa de Seminário Martin Bucer Portugal, em Janeiro de 2019, como Coordenador Executivo.

Em Abril de 2019, o Seminário Martin Bucer Portugal organizou a sua 1ª Conferência com o tema “O Verbo Feito Carne”, que contou com a presença de cerca de 100 pessoas.